As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

Política de alfabetização para ensino fundamental é instituída no RN

O Governo do Rio Grande do Norte instituiu nesta sexta-feira (27), por meio do decreto nº 33.990, a Política Territorial de Alfabetização de Crianças no Estado, denominada Pró-Alfa RN. A medida visa garantir o direito à alfabetização de crianças matriculadas nos anos iniciais do ensino fundamental das escolas públicas potiguares, por meio de uma parceria entre o Estado e os municípios, com mediação da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-RN).

A coordenação estratégica dos programas e ações ficará sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC). Entre os princípios estabelecidos pela Pró-Alfa RN estão a colaboração entre os entes federados, a valorização da educação integral e o enfrentamento das desigualdades educacionais, com foco em promover equidade no acesso e sucesso na alfabetização.

A política também prevê a formação continuada de professores e gestores, além de estratégias para recompor as aprendizagens em leitura e escrita, visando o desenvolvimento das competências das crianças até o segundo ano do ensino fundamental.

O decreto estabelece a criação de um Comitê Estratégico Estadual, composto por representantes da SEEC, UNDIME, Conselho Estadual de Educação (CEE-RN) e União dos Conselhos Municipais de Educação. Esse comitê será responsável por aprovar os direcionamentos da Pró-Alfa RN e acompanhar a implementação das ações.

As estratégias de implementação incluem programas de formação para educadores, melhoria da infraestrutura escolar e sistemas de avaliação, com apoio técnico e financeiro da União. O decreto entrou em vigor na data de sua publicação.

 

Tribuna do Norte 

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

Assú tem Dia D da vacinação neste sábado e amplia atendimentos na rede de saúde

No RN, empréstimos via FGTS somam R$ 130,5 milhões para mais de 27 mil trabalhadores

Provas do Enem 2025 serão aplicadas em 9 e 16 de novembro

Sobe para 11 o número de alagamentos em Natal e nova queda de árvore é registrada

Roubos de veículos reduzem 27,8% no RN em 2025

Olá, como podemos te ajudar?