As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

Documentário potiguar estreia em Los Angeles

Com estreia no 17ª LABRFF em Los Angeles, obra documenta a vida de pescadores da praia de Tourinhos, em São Miguel do Gostoso

“Julião, Filhos da Praia”, o novo curta-metragem da documentarista Mônica Mac Dowell, foi selecionado para o Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF), prestigiado festival de cinema brasileiro no exterior. O evento acontece de 4 a 7 de novembro na cidade de Los Angeles. Em Julião, filhos da praia, as imagens em translações cochicham e sussurram as histórias, como uma espécie de metáfora da voz do mar, representação que, carinhosamente, foi captada pela lente perscrutante, íntima e suave, em uma espécie de diálogo entre a diretora, a praia e o mar de Tourinhos.

No filme, Mônica Mac Dowell documenta os saberes ancestrais e revela as marcas de um tempo incerto que circunda o futuro dos pescadores de Tourinhos diante das mudanças trazidas pela modernidade e pela urbanização da praia. A diretora resgata histórias da família Julião, com Seu Luiz e Seu Dadá, os pioneiros das barracas de Tourinhos, dona Lourdes, Francisco e Luquinha e outras figuras importantes que praticavam a pesca artesanal na praia, como Seu Duda e Seu Manoel.

Trilogia do Reduto

Com “Julião, Filhos da Praia” (2024), Mônica Macdowell conclui a sua Trilogia Poética sobre a Comunidade do Reduto, em São Miguel do Gostoso/RN, iniciada com o documentário “Rosa de Aroeira” (2020), seguido do curta-metragem “À Deus Querer” (2022). A trilogia discorre sobre a preservação do patrimônio material e imaterial da Comunidade do Reduto e a trajetória de personagens que fazem parte da história do local.

“Rosa de Aroeira”, o primeiro filme, também foi exibido e premiado no LABRFF em 2020, e mostra de maneira simples e autêntica a força feminina da pequena comunidade. O curta documentário já participou de mais de quase 40 Mostras e Festivais e recebeu 10 premiações em festivais como 1º FIC RIO, BRIMIFF, RIMA, Cineforte Cabedelo, Festssauro, entre outros.

A segunda obra da Trilogia do Reduto se chama “A Deus Querer”. Lançada em 2022, estreou no Festival Internacional de Cine Documental Del Uruguay – AtlantiDoc e circulou por diversos festivais, como o Cine MIS – SP, Internacional de Filme de Nancy na França, Mostra Sesc Cariri, dentre outros.

Assim como os outros dois filmes da trilogia, “Julião, FIlhos da Praia” é o registro em imagens da ampla admiração e do profundo respeito que a diretora tem pela resiliência, dignidade e fé dos moradores da região.

Sobre o Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF)

Realizado em Los Angeles, o festival serve como uma importante plataforma de visibilidade para cineastas brasileiros, promovendo a exibição de filmes que retratam a diversidade cultural, social e artística do Brasil. O LABRFF também facilita o intercâmbio entre profissionais da indústria cinematográfica de diferentes países, fortalecendo as conexões internacionais e abrindo portas para novas oportunidades no mercado audiovisual. Ao longo de suas edições, o festival se consolidou como um espaço de reconhecimento e valorização da produção cinematográfica brasileira.

 

Agora RN

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

Juros do cartão de crédito rotativo avançam e chegam a 445% ao ano

EUA defendem na ONU bloqueio de ajuda humanitária por Israel em Gaza

Um ano após enchentes, cerca de 380 pessoas seguem em abrigos no RS

Oito reservatórios do RN encerram abril com mais de 70% do volume

Turismo internacional no Brasil gera US$ 2,4 bilhões no 1º trimestre

Olá, como podemos te ajudar?