As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

Governo lança campanha de vacinação nas escolas do RN

A jovem estudante Sophie Dominique exibia orgulhosa nos corredores do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte, em Natal, nesta manhã de segunda-feira 14 sua carteira de vacinação recheada de carimbos, marcas que representam a defesa da vida. Sophie e o colega de IERN Luiz Rauciele, ambos com 16 anos, foram os primeiros alunos a receber a vacina contra o HPV durante o lançamento oficial da campanha Minha Escola Nota 10 na Vacinação. Ao lado do Zé Gotinha Potiguar, os dois defenderam a vacinação como meio de salvar vidas. “É um privilégio poder participar desse momento tão importante para toda a sociedade”, disse a aluna. “Fico muito honrado de servir de exemplo tanto dentro da escola, como para todos de fora que também vão ver”, completou Luiz.

A vacinação da dupla de estudantes do 1º ano do ensino médio é um símbolo do que a campanha Minha Escola Nota 10 na Vacinação deseja alcançar até seu fim, marcado para o dia 31 de maio. O trabalho, com o slogan “Nada de perder ponto na saúde”, tem como objetivo atualizar os cartões de vacina das crianças e adolescentes e é articulado pelas secretarias de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC) junto aos municípios, a partir da orientação dos ministérios da Saúde e da Educação. “Essa campanha é fruto de uma tríplice aliança entre União, estados e municípios, como manda o SUS. A escola é também o lugar de cuidar da saúde e proteger a vida, retomando a importância do ato de vacinar”, destacou a governadora Fátima Bezerra.

A campanha, que está em curso desde 1º de abril e segue até 31 de maio, envolve todos os imunizantes de rotina e oferta ainda os imunizantes contra febre amarela, tríplice viral e tríplice bacteriana, meningite e a própria vacina que previne contra os diversos tipos de câncer gerados pelo HPV. “A vacina não surgiu agora. Ela é um elemento importante para a construção de uma sociedade civilizada, que se importa com as pessoas e, acima de tudo, representa saúde. Por isso essa campanha, além de levar a vacina aos estudantes, também é importante para reavivar a cultura de vacinação entre todos”, pontuou o secretário de Saúde Pública do RN, Alexandre Motta.

Para a titular da SEEC, Socorro Batista, o lançamento da campanha Minha Escola Nota 10 na Vacinação leva uma mensagem imprescindível. “É o momento de dar um recado aos professores e estudantes da importância que é fazer o trabalho de convencimento com todos. Vacinar é um compromisso que todos nós temos que executar na rede escolar”, afirmou a secretária.

O trabalho de vacinação nas escolas é parte também do Programa Saúde na Escola, que existe a nível federal desde 2007. Este ano o RN alcançou mais uma vez a adesão de todos os 167 municípios ao programa, envolvendo mais de 2,4 mil escolas e 530 mil estudantes. “O Rio Grande do Norte é um grande exemplo para o país, tanto em termos de mobilização como de aumento na cobertura vacinal”, comentou Eder Gatti, diretor do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, que participou do lançamento representando o ministro Alexandre Padilha.

A campanha Minha Escola Nota 10 na Vacinação terá seu Dia D em 26 de abril e uma semana especial de mobilização nas instituições de ensino durante os dias 5 e 9 de maio.

 

Fonte: Agora RN

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

Juros do cartão de crédito rotativo avançam e chegam a 445% ao ano

EUA defendem na ONU bloqueio de ajuda humanitária por Israel em Gaza

Um ano após enchentes, cerca de 380 pessoas seguem em abrigos no RS

Oito reservatórios do RN encerram abril com mais de 70% do volume

Turismo internacional no Brasil gera US$ 2,4 bilhões no 1º trimestre

Olá, como podemos te ajudar?