O Vaticano anunciou que o Conclave para eleger o próximo Papa terá início no dia 7 de maio de 2025. A data foi definida após a quinta congregação geral dos cardeais, realizada nesta segunda-feira (28/4). O evento ocorrerá na Capela Sistina, que, a partir de hoje, está fechada ao público para os preparativos necessários.
A cerimônia de eleição reunirá 135 cardeais, incluindo sete brasileiros, que estarão encarregados de escolher o sucessor de Papa Francisco, falecido no último dia 21 de abril. O processo acontecerá sob a tradicional vigília de sigilo e liberdade, com cada cardeal se comprometendo a votar sem pressões externas.
Os cardeais participarão de uma missa solene na Basílica de São Pedro no primeiro dia, e, logo após, seguirão para a Capela Sistina, onde as portas serão trancadas e o voto secreto se iniciará. O voto será acompanhado por fumos de cores diferentes — fumaça preta se não houver eleição e fumaça branca quando um novo papa for escolhido.
O novo papa precisará responder a duas perguntas antes de ser formalmente reconhecido como o novo líder da Igreja Católica: “Aceita sua eleição canônica para Sumo Pontífice?” e “Como deseja ser chamado?”.
O Conclave será uma oportunidade decisiva para a Igreja Católica, que se encontra em um momento de reflexão e renovação, com grandes expectativas em relação ao perfil do novo Papa, que deverá lidar com os desafios internos e globais da instituição.
Acompanhe as notícias do dia! Entre na comunidade da Rádio Rural 102 FM no WhatsApp e mantenha-se sempre informado. -> (Clique Aqui)