As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

PDT rompe com governo após demissão de Lupi e diz que ficará independente

O PDT decidiu romper com a base do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Câmara dos Deputados. Nesta terça-feira, 6, a bancada confirmou que atuará de forma autônoma. A notícia é da repórter Deborah Sena, da Revista Oeste.

A decisão ocorre quatro dias depois da saída de Carlos Lupi do comando do Ministério da Previdência. Lupi, presidente licenciado do partido, deixou o cargo em meio às investigações sobre fraudes no pagamento de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Deputados da legenda afirmam que o Palácio do Planalto forçou a saída de Lupi sem consultar o partido. Avaliam que o governo conduziu a demissão com desrespeito e expôs publicamente o ministro, sem oferecer respaldo institucional.

 

Nomeação de Wolney Queiroz irritou a bancada do PDT

A indicação do deputado Wolney Queiroz (PDT-PE) para o lugar de Lupi também irritou a bancada. Parlamentares dizem que ele não tem apoio da legenda para assumir o ministério em nome do partido.

“Foi uma decisão unânime”, disse o deputado Mário Heringer (PDT-MG), líder da bancada na Câmara. “O PDT agora atua com autonomia.”

A ala do partido ligada ao ex-presidenciável Ciro Gomes pressiona por um afastamento definitivo do governo, em todas as instâncias de atuação da legenda.

Para esse grupo, a independência representa apenas o primeiro passo de uma ruptura mais ampla.

Com o movimento, o governo Lula deve perder um parceiro determinante para o arco de alianças eleitorais e passa a lidar com mais um bloco imprevisível no Congresso.

 

Fonte: 96 FM

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

Brasil pode zerar emissões até 2040, diz Carlos Nobre

Lula sanciona lei que obriga cirurgia de lábio leporino no SUS

Relator antecipa fim da reeleição para 2030 e CCJ adia votação

Indústria cresce 1,2% em março, após 5 meses de queda ou estabilidade

Estudante morto na ditadura pode entrar para livro de heróis no Rio

Olá, como podemos te ajudar?