As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

Justiça do Trabalho promove Semana de Conciliação com audiências presenciais no RN

Justiça do Trabalho no Rio Grande do Norte realiza, entre os dias 26 e 30 de maio, a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista. As audiências serão todas presenciais e acontecerão no Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, em Natal, na Avenida Capitão-Mor Gouveia, e no Centro Judiciário de Solução de Conflitos (CEJUSC) de Mossoró.

“A campanha desse ano é uma campanha que fala de menos conflitos e mais futuro. Seja bem emblemático o tema e é nessa perspectiva que a gente vai trabalhar do dia 26 ao dia 30. Estou bem animada e espero conciliar bastante”, disse a juíza Rachel Vilar, titular da 5ª Vara do Trabalho de Natal e coordenadora do CEJUSC.

A magistrada informou que advogados e partes interessadas ainda podem solicitar a inclusão de processos na pauta da semana. “O ideal é que ela se dirija à vara onde o processo tramita e peça um encaminhamento para o CEJUSC, que ainda conseguimos receber. Estamos com muitos processos, mas é possível, sim, que seja solicitado esse processo perante a vara”, explicou.

Rachel orienta que os pedidos sejam feitos o quanto antes. “O ideal é quanto mais rápido, melhor, porque a gente tem toda essa logística para colocar esse processo em pauta. A conciliação não é algo rápido. A gente precisa negociar, conversar, fazer a aproximação das partes”, afirmou.

Segundo a juíza, o trabalho será realizado por juízes, servidores e equipes técnicas treinadas para aplicar métodos próprios da mediação. “A conciliação é uma ciência hoje. A gente usa as técnicas realmente. Não é algo empírico, é algo trabalhado. Há toda uma aproximação da parte. A gente vai conquistando através da empatia, deixar a parte falar”, afirmou.

Ela também pontuou que o processo pode envolver mais de uma reunião. “Nem sempre a conciliação sai no primeiro momento. Muitas vezes ela precisa de mais de uma audiência para que a gente vá diminuindo o conflito.”

Os acordos podem ser realizados não apenas no CEJUSC, mas também diretamente nas varas do trabalho. “É possível também trabalhar a conciliação nas varas, não apenas no CEJUSC”, disse Rachel.

A juíza reforçou o papel dos advogados como aliados centrais no processo. “Os advogados são extremamente importantes. É com eles que nós começamos a trabalhar a conciliação. Ele vai também, como conhecedor, como patrono da causa, estar envolvido com o direito da parte. E a partir dessa análise, junto com os juízes ou servidores, vamos desmistificando essa ideia de que apenas a sentença pode dar o bem da vida àquela parte.”

Entre os pontos que a Justiça analisa durante a tentativa de acordo estão as provas disponíveis e a viabilidade do cumprimento da sentença. “Às vezes a parte chega com alta expectativa e, a partir dessa conversa, mostramos que é preciso uma prova. Às vezes ela não tem uma prova documental, uma prova testemunhal. Muitas vezes, também, a sentença sai com todos os direitos definidos, mas como chegar a esse pagamento no processo de execução?”, exemplificou.

Por fim, Rachel lembrou que a conciliação é possível ao longo de todo o ano. “Todos nós vivemos agora essa busca pela desjudicialização. A conciliação é uma porta que o Judiciário abre para que as próprias partes construam a solução. Ao longo do ano, todo o tempo, nós temos essa possibilidade.”

Interessados devem procurar seus advogados e solicitar o encaminhamento do processo ao CEJUSC, tanto em Natal quanto em Mossoró. “Estamos lá prontos para receber partes e advogados. Se você tem um processo que tramita ante o TRT da 21ª Região, pode falar com seu advogado e pedir que esse processo seja encaminhado para nós, que teremos toda a alegria em tentar solucionar esse processo”, concluiu.

 

Fonte: Agora RN

 

Fique por dentro das principais notícias do dia na sua região e no mundo. Entre na comunidade oficial da Rádio 95 FM e mantenha-se sempre informado. -> (CLIQUE AQUI)

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

Trump ameaça Apple com taxa de 25% caso iPhones não sejam fabricados nos EUA

Americanas tem prejuízo de quase meio bilhão de reais no 1º trimestre

Comando Vermelho seguiu alvo com drone antes de chacina ordenada por chefe da facção

Governo Fátima tem 65% de desaprovação e Lula, 46%

Criança de 4 anos morre após picada de cascavel em cidade do RN

Olá, como podemos te ajudar?