As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

Avanços em reformas urbanística e ambiental impulsionam Natal

A Prefeitura de Natal segue atuando para modernizar as legislações urbanística e ambiental da cidade, com vistas a gerar avanços socioeconômicos na cidade. A mais recente dessas atualizações se deu com a sanção dada pelo prefeito Paulinho Freire, semana passada, concluindo a regulamentação das Zonas de Proteção Ambiental (ZPAs), processo que perdurava há muitos anos.

“A revisão com vistas ao aperfeiçoamento das nossas normas urbanísticas faz parte de um esforço integrado e estratégico para garantir crescimento sustentável, respeito ao meio-ambiente, segurança jurídica e melhor qualidade de vida à população”, elenca o prefeito.

 

As legislações urbanística e ambiental, lembra Paulinho Freire, são instrumentos essenciais para o desenvolvimento das cidades. Por meio desses regramentos, é possível organizar o uso e ocupação do solo, proteger os recursos naturais, evitar a expansão desordenada e assegurar infraestrutura adequada, como saneamento, transporte e moradia digna. “Além disso, essas leis oferecem segurança jurídica para novos investimentos, promovendo o equilíbrio entre crescimento econômico, preservação ambiental e justiça social”, completa.

Ciente dessa importância, a Prefeitura de Natal vem implementando, em trabalho coordenado pela Secretaria Municipal de Meio-Ambiente e Urbanismo (Semurb), a revisão de um conjunto de leis. Todas já apresentando resultados concretos para a cidade.

Nos últimos três anos, foram revisadas e regulamentadas legislações como o Plano de Manejo do Parque da Cidade, o Plano Diretor de Natal, a Lei de Transferência de Potencial Construtivo, as Áreas Especiais de Interesse Turístico e Paisagístico (AEITPs), o Código de Obras do Município e, na semana passada, a regulamentação das Zonas de Proteção Ambiental (ZPAs).

Com essas iniciativas da Prefeitura, Natal consolida sua posição como uma cidade que alia modernização da legislação à promoção do desenvolvimento urbano sustentável, em benefício de toda a população.

Capital potiguar deve receber R$ 3,5 bi em investimentos

As políticas sustentáveis da Prefeitura na área urbanística estão resultando em um cenário positivo para Natal. Desde a homologação do Plano Diretor, em março de 2022, foram emitidos 106 alvarás de construção, movimentando R$ 3,5 bilhões em investimentos privados, além da criação de 10 mil empregos diretos, com expectativa de dobrar esse número nos próximos anos. O setor do Turismo também está aquecido.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, o momento é de transformação para Natal. “O município está vivendo um dos melhores momentos da sua história em relação ao crescimento da construção civil e do turismo. Esses resultados são fruto direto da reforma legislativa urbanística, que trouxe segurança jurídica e atratividade para novos empreendimentos. Hoje, Natal se destaca no Nordeste como referência, inclusive frente a capitais maiores”, avalia o titular da Semurb.

Para Thiago Mesquita, os impactos de cada uma das leis aprovadas, com destaque para a Lei de Transferência de Potencial Construtivo, não apenas movimentam o mercado, mas também promovem justiça social. A regulamentação das AEITPs, por sua vez, trouxe segurança jurídica para toda a orla, impulsionando projetos turísticos e paisagísticos na cidade.

Outro marco apontado pelo secretário é a unificação e padronização das Zonas de Proteção Ambiental (ZPAs), sancionada pelo prefeito Paulinho Freire. A nova lei, que abrange 30% do território de Natal, estabelece regramentos claros e permite o licenciamento responsável de empreendimentos nessas áreas, respeitando os critérios ambientais.

Fonte: Agora RN

 

Fique por dentro das principais notícias do dia na sua região e no mundo. Entre na comunidade oficial da Rádio 102 FM e mantenha-se sempre informado. -> (CLIQUE AQUI)

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

Brasil enfrenta Panamá no Maracanã em último jogo no país antes da Copa do Mundo

Prefeitura de Caicó anuncia ajustes na estrutura administrativa

Geraldo Alckmin anuncia saída do Ministério da Indústria no dia 4 para ficar apto à disputa eleitoral

Latino e equipe sofrem acidente de ônibus em rodovia no interior de São Paulo

Ponte entre Alto do Rodrigues e Carnaubais é interditada pelo DER; veja rotas alternativas

Olá, como podemos te ajudar?