As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

Projeto que previa folga por morte de pet é vetado pela Prefeitura de Natal

Em decisão publicada no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira (28), o prefeito de Natal, Paulinho Freire, vetou o projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal que previa um dia de folga para os servidores públicos municipais em caso de falecimento de animal de estimação.

Paulinho afirmou na justificativa do veto que “o projeto extrapola os limites da competência parlamentar, notadamente ao pretender legislar sobre matéria afeta ao regime jurídico dos servidores públicos municipais, que possui nítido caráter administrativo.”

Segundo o prefeito, o projeto trata da organização administrativa dos servidores públicos municipais, o que é responsabilidade exclusiva do prefeito (Poder Executivo), segundo a Lei Orgânica do Município e a Constituição Federal. A Câmara Municipal não pode legislar sobre isso, porque fere a separação dos poderes.

A proposta foi apresentada pelo vereador Robson Carvalho (União), que justificou a iniciativa como uma forma de preencher uma lacuna existente na legislação municipal. O objetivo seria garantir aos servidores públicos do município o direito de se ausentar do trabalho para lidar com os procedimentos necessários após o falecimento de um animal de estimação.

De acordo com o projeto, o afastamento estaria condicionado à apresentação de um atestado de óbito do pet, emitido por uma clínica veterinária ou por um profissional habilitado e registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária. Cada servidor poderia utilizar esse direito até três vezes por ano.

 

Fonte: Tribuna do Norte

 

Fique por dentro das principais notícias do dia na sua região e no mundo. Entre na comunidade oficial da Rádio 102 FM e mantenha-se sempre informado. -> (CLIQUE AQUI)

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

Projeto Conchas de Esperança realiza primeira ação e atende cerca de 50 famílias em Caicó

Senai e Aura criam escola para mineração em Currais Novos

ChatGPT apresenta instabilidade e registra mais de 7,6 mil reclamações nesta quinta-feira

Investigado na Operação Emirados fará devolução de R$ 11,2 milhões aos cofres do RN

Áudios mostram Nikolas Ferreira pedindo ajuda a Vorcaro por ativo minerário

Olá, como podemos te ajudar?