As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

Decisão judicial obriga Estado do RN a tratar paciente com retinopatia diabética pelo SUS

A Justiça do Rio Grande do Norte determinou que o Estado assegure tratamento oftalmológico a um paciente de 64 anos diagnosticado com edema macular diabético severo bilateral, condição que pode levar à perda irreversível da visão. A decisão foi proferida pelo juiz Isaac Costa Soares de Lima, da 3ª Vara da Comarca de Caicó.

Segundo os autos, o paciente apresenta retinopatia diabética proliferativa e baixa acuidade visual progressiva em ambos os olhos. Laudo médico indicou a necessidade de realização de panfotocoagulação com laser de argônio, associada ao uso de um dos medicamentos prescritos para o tratamento.

O paciente informou que buscou administrativamente o acesso ao procedimento, sem obter resposta ou previsão de atendimento por parte do poder público, e alegou não ter condições financeiras de custear o tratamento na rede privada.

Ao analisar o pedido, o magistrado entendeu que estavam presentes os requisitos para a concessão de tutela de urgência, conforme o artigo 300 do Código de Processo Civil, diante da probabilidade do direito e do risco de dano à saúde do paciente.

Na decisão, o juiz ressaltou que o direito à saúde é garantido pela Constituição Federal e que cabe aos entes federativos assegurar o acesso universal e igualitário aos serviços de saúde. Com base em laudos médicos e em Nota Técnica do Núcleo de Apoio Técnico do Poder Judiciário (NATJus), também foi reconhecido que o procedimento e os medicamentos indicados estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

Dessa forma, o Estado deverá viabilizar, no prazo máximo de dez dias, a realização do procedimento a laser e fornecer um dos medicamentos prescritos, na quantidade de 24 frascos por ano, pelo período indicado na prescrição médica.

 

Fonte: Tribuna do Norte

Fique por dentro das principais notícias do dia na sua região e no mundo. Entre na comunidade oficial da Rádio 102 FM e mantenha-se sempre informado. -> (CLIQUE AQUI)

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

Brasil enfrenta Panamá no Maracanã em último jogo no país antes da Copa do Mundo

Prefeitura de Caicó anuncia ajustes na estrutura administrativa

Geraldo Alckmin anuncia saída do Ministério da Indústria no dia 4 para ficar apto à disputa eleitoral

Latino e equipe sofrem acidente de ônibus em rodovia no interior de São Paulo

Ponte entre Alto do Rodrigues e Carnaubais é interditada pelo DER; veja rotas alternativas

Olá, como podemos te ajudar?