As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

Pesquisa: desinteresse no 2º turno atinge 35% dos eleitores não polarizados

A nova rodada da pesquisa BTG/Nexus, divulgada nesta segunda (19/10), mostra que a polarização política é o principal motor de engajamento na reta final das eleições. Enquanto 84,1% dos “bolsonaristas convictos”, afirmam ter “muito interesse” no segundo turno, 72,9% dos “lulistas convictos”, pensam o mesmo. No cenário nacional, 63,3% dos brasileiros relatam muito interesse nas eleições presidenciais.

A noticia é da coluna de MATHEUS LEITÃO. Entre quem milita pelo atual senador, apenas 6,1% afirmam desinteresse nessa reta final eleitoral (3,6% pouco e 2,5% nenhum interesse). No lado dos eleitores de Lula mais engajados, a apatia soma 10,3% (4,5% pouco e 5,8% nenhum interesse).

O maior nível de desinteresse nesse segundo turno é registrado no segmento dos “não polarizados”, brasileiros que não são antilula nem antibolsonaro, onde 35,6% afirmam ter pouco (18,5%) ou nenhum interesse (17,1%) na reta final das eleições. Neste grupo, apenas 39,1% declaram “muito interesse” e 24,6% registram um “interesse razoável”. Entre o eleitorado “antilula e antibolsonaro”, o desinteresse soma 26,3% (14,3% pouco e 12,0% nenhum), enquanto 48,9% dizem ter muito interesse.

“Os dados confirmam que a convicção ideológica é a grande turbina da atenção eleitoral no Brasil”, analisa Marcelo Tokarski, CEO da Nexus. “A base bolsonarista raiz chega à última semana com a atenção focada na disputa, seguida de perto pelo núcleo duro petista. O grande desafio mora fora dessas bolhas. Mais de um terço dos eleitores não polarizados e um quarto dos que rejeitam ambos os lados estão alheios ao processo”, conclui.

Pesquisa e Inteligência de Dados entrevistou, por telefone, 2.002 pessoas entre os dias 16 e 18 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

FONTE 96 FM

Fique por dentro das principais notícias do dia na sua região e no mundo. Entre na comunidade oficial da Rádio 95 FM e mantenha-se sempre informado. -> (CLIQUE AQUI)

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

Seis cidades do RN têm passagens gratuitas esgotadas para o 2º turno

Motorista embriagado e sem habilitação é preso com teor alcoólico recorde em São José de Mipibu

RN tem nove projetos de baterias para reduzir cortes de energia

FIERN recebe em novembro maior evento sobre produção industrial do RN

Polícia identifica mulher por trás de perfil falso usado para difamar vítima no RN

Olá, como podemos te ajudar?