As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

Natal fará contratações emergenciais para abrir novo hospital municipal

O Hospital Municipal de Natal, atualmente em obras, tem previsão de inauguração para o segundo semestre de 2025. Segundo o secretário municipal de Saúde, Geraldo Pinho, a primeira etapa da unidade está com aproximadamente 85% de execução. A gestão municipal, no entanto, já prevê dificuldades na contratação de pessoal, tendo em vista o déficit existente de funcionários da saúde, principalmente em categorias como técnicos, farmacêuticos, bioquímicos e dentistas.

O secretário municipal de Saúde, Geraldo Pinho, diz que a gestão estuda um remanejamento de serviços e profissionais. “Tirando o profissional médico, todas as outras categorias de técnico, farmacêutico, bioquímico, odontológico, tudo, a gente está naquele contrato da Covid. De cinco anos atrás, praticamente”, disse.

De acordo com o secretário, a previsão inicial é que o hospital entre em operação no final de agosto ou início de setembro. A primeira fase contará com 90 leitos de enfermaria, 10 de UTI, centro de diagnóstico por imagem, centro de esterilização, lavanderia e farmácia. “Além de entregar serviços adicionais à população, vai trazer economia para a nossa rede”, explicou.

Uma possibilidade considerada para a administração da nova unidade é a adoção de uma parceria público-privada (PPP). “Pegamos exemplos exitosos e com eficiência, principalmente no Sul e Sudeste. A gente pode fazer uma PPP ali de gestão plena ou coparticipativa, com metas, com indicadores. Tudo isso está sendo estudado, e a gestão vai escolher a melhor opção, tanto para o hospital, como também para o serviço que vai ser prestado ao natalense”, informou.

Segundo o secretário, o prefeito Paulinho Freire (União Brasil) visitou experiências semelhantes em cidades como Maceió e Macapá. “Ele conheceu outro serviço de saúde que tem a participação da iniciativa privada, da sociedade civil, das entidades filantrópicas, ajudando na gestão. Me deu essa missão também, de procurar projetos e exemplos que estão dando certo pelo país”, declarou.

O secretário destacou ainda a implantação de um projeto piloto de biometria para pacientes na rede pública. “Isso já estamos implantando ali no projeto piloto na UPA Pajuçara. Estamos agora dando o segundo passo, levando esse projeto para dentro da UPA da Cidade da Esperança”, completou.

Concurso

O secretário explicou que, atualmente, a Prefeitura não pode realizar novas contratações desses profissionais. “Todo aquele cadastro foi chamado, 100% mantido. Então, a gente não pode fazer, no momento, nenhuma contratação desse tipo de profissional de saúde”, explicou.

A SMS mantém conversas com o Ministério Público para encontrar soluções. “A gente, permanentemente, tem debate, tem diálogo, tem negociação junto com o Ministério Público, para encontrarmos a melhor forma de fazer essa contratação. Não só para o hospital novo, mas também para a nossa rede, que está com déficit”, disse.

Entre as possibilidades, estão sendo analisadas uma seleção emergencial e um concurso público. “Para a gente poder fazer talvez uma emergencial, junto com um concurso público, uma seleção correndo em paralelo. Mas, o hospital, quando inaugurar, sim, vai ser necessário, de fato, um redimensionamento. Alguns serviços ele pode incorporar, para trazer mais economicidade, trazer mais eficiência”, completou.

Fonte: Agora RN

 

Acompanhe as notícias do dia! Entre na comunidade da Rádio Rural 102 FM no WhatsApp e mantenha-se sempre informado. -> (Clique Aqui)

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

Brasil registra mais de 68 mil pedidos de refúgio em 2024

Lula pede que ONU assuma nova missão de paz no Haiti

Reconstituição revela que padrasto colocou corpo de criança em mochila antes de enterrá-lo em Afonso Bezerra, interior do RN

Durante agenda no RN, Bolsonaro confirma Rogério Marinho como possível candidato a vice-presidente

Israel lança ataque aéreo ao Irã e mata dois líderes militares do país

Olá, como podemos te ajudar?