A secretária de Saúde de Assú, Viviane Lima, anunciou que o município realiza neste sábado 10 o Dia D da vacinação contra a gripe, com atendimento nas unidades básicas de saúde das 8h às 17h. A campanha segue durante todo o mês de maio. Segundo ela, a mobilização é necessária diante do avanço de síndromes gripais no país, com 15 estados em situação de emergência.
“Todos os dias nós temos nas unidades básicas a sala de vacina totalmente preparada para atender o público. Mas, neste sábado, será o nosso Dia D, movimento muito maior pra que a gente possa fazer um chamamento da população pra vacinar”, disse Viviane.
O público-alvo inclui crianças, gestantes, idosos, pessoas com comorbidades, população de rua, profissionais da saúde, caminhoneiros, professores, entre outros. “Foram quase oito mil pessoas atendidas na UPA no mês de abril”, afirmou.
Idosos acamados também serão vacinados em casa, com apoio da Atenção Primária. “Todos os idosos acamados, procurando a unidade básica de saúde, serão visitados pela equipe, esse também é o nosso foco”, completou a secretária.
Viviane também destacou o reforço no atendimento especializado. “Assú é uma cidade que conta com um ambulatório bem potente, com mais de 20 especialidades diferentes presentes no centro clínico. Em abril, foram quase 2 mil procedimentos entre consultas e exames.”
A Secretaria acrescentou um médico vascular à equipe para atendimento a pacientes com doenças crônicas e feridas de difícil cicatrização. “Nosso foco maior é cuidar dos pacientes mais graves, diabéticos complicados. Estamos pleiteando ampliar esse ambulatório com curativos especiais.”
Idosos poderão marcar exames diretamente nas unidades básicas de Assú
Sobre a descentralização dos exames, Viviane informou que idosos com mais de 60 anos poderão, a partir de 1º de junho, marcar seus exames diretamente nas unidades básicas. “Encaminhamos o paciente diretamente para a coleta, sem necessidade de ir à regulação ou ao laboratório.” A mesma lógica será aplicada à fisioterapia: “O paciente vai direto ao CRI, passa por triagem e já é inserido na fila de atendimento.”
A secretária também apresentou um aplicativo para consulta da lista de medicamentos disponíveis. “Hoje temos mais de 100 medicamentos disponíveis na farmácia central, entre básicos e controlados. Só no mês de abril foram mais de 1.400 acessos à plataforma.” Ela citou medicamentos como sertralina, D25, D100mg e clonazepam entre os disponíveis, além da integração com a rede de farmácias populares. “Mais de 3.000 pessoas já acessaram a lista desde a implementação.”
Outra novidade é o cartão virtual da farmácia. “Mais de 700 pacientes já estão com acesso ao seu cartão virtual. A farmácia central faz o cadastramento e depois os dados ficam disponíveis por QR Code, de forma segura e conforme a LGPD.”
Viviane reforçou o papel da ciência na prevenção: “Infelizmente passamos por um momento de desconstrução da ciência, mas combatemos com muita força uma pandemia pela vacina. A vacina salva vidas, a ciência é inquestionável.” Ela afirmou que sua equipe trabalha entre 12 e 14 horas por dia. “Nosso compromisso com a população é entregar um serviço melhor todos os dias.”
Fonte: Agora RN