As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

Conferência Livre de Circo discute os rumos da cena circense em Natal

Depois do sucesso da Conferência Livre de Música, o Comitê de Cultura do Rio Grande do Norte em parceria com a Setorial de Circo promove a Conferência Livre de Circo. O evento é gratuito e será realizado no Circo Bisteca e Bochechinha no Shopping Via Direta nos dias 8 e 9 de agosto.

A conferência vai reunir artistas, produtores, gestores públicos e agentes culturais e é voltado à reflexão, articulação e construção coletiva de ações para o fortalecimento do circo no estado.

“A realização desta Conferência Livre de Circo representa um marco fundamental para o fortalecimento da articulação entre os trabalhadores e trabalhadoras da linguagem circense no Rio Grande do Norte. Trata-se de um momento de escuta qualificada, de encontro entre diferentes gerações e territórios, em que podemos nomear nossas urgências, traçar caminhos para políticas públicas eficazes e reforçar nossa representatividade enquanto setor. Apesar dos desafios, seguimos mobilizados, unindo saberes populares, artistas independentes, mestres e mestras, circos itinerantes e espaços formativos. A conferência é um passo essencial para consolidar o circo como uma linguagem artística viva, pulsante e indispensável no nosso território potiguar”, declara Poliana Carcará, artista, professora de acrobacias aéreas e artes do corpo, gestora do Motriz Ateliê Circense e integrante da Setorial de Circo do RN.

No primeiro dia, sexta-feira (08/08), as atividades têm início às 13h com o credenciamento e acolhida. Às 14h acontece a abertura institucional com a apresentação da conferência e a composição da mesa com representantes da Fundação José Augusto (FJA), FUNCARTE, SECULT e da Setorial de Circo do RN.

Às 14h30 tem início a Mesa 1 – Panorama do Circo no RN: Realidades, Redes e Resistências, com a participação de artistas de circos itinerantes como Nil Moura (Circo Grock) e Luciano Cebolinha (APOCIRCO); representantes de espaços independentes e escolas de circo como Rodrigo Silva (ADZN – Circo Social); mestres da cultura circense potiguar como Marlene Campelo (Los Campellos) e o Palhaço Facilita; além de jovens artistas em formação como Amora Maux e Janielle Alline (Espaço Multicultural Cia Encanto).

Na sequência, das 15h45 às 17h, ocorre a Mesa 2 – Políticas Públicas e Legislação para o Circo, com a presença de gestores da FJA, FUNCARTE, SECULT/RN e MINC; parlamentares como Daniel Valença, Divaneide Basílio e Isolda Dantas; representantes de fóruns de cultura, como Tatiane Fernandes (Fórum de Cultura); e integrantes da Setorial de Circo, como Renata Marques e Diego Ventura.

Encerrando o ciclo de debates do dia, das 17h às 18h, acontece a Mesa 3 – Mulheres do Circo: Formação, Território, Riso e Saberes como Forma de Permanência, com ênfase em resistência, autonomia, gestão de espaços e comicidade. Participam Gena Leão (Circo Grock), Juliana Modro (Palhaça-Ria), Joriana Pontes (Cia Bagana), Poliana Carcará (Formação Continuada e Escolas Livres de Circo), Arara (artista urbana e negritude no circo), Carol Carvalho (festivais, Semana do Circo e gestão cultural) e Sheila Maria (Logan Circo).

A partir das 19h, acontece a Noite Cultural, com uma Varieté Circense composta por apresentações de números diversos.

No segundo dia, sábado (09/08), a programação inicia às 9h com Grupos de Trabalho (GTs) simultâneos, que se reúnem até as 10h30. Em seguida, das 10h30 às 11h, ocorre a sistematização interna dos GTs. Às 11h, tem início a Plenária Final, com a apresentação das propostas construídas nos grupos e pactuação coletiva. Entre 12h e 13h, acontecem os encaminhamentos, moções e deliberações finais. O encerramento está previsto para acontecer entre 13h e 13h30.

Toda a programação é gratuita e as inscrições podem ser realizadas através do formulário eletrônico disponível em: https://linktr.ee/comitedeculturadorn.

A Conferência Livre de Circo é uma ação do Comitê de Cultura do RN, coordenado pelo Grupo Facetas, Casarão da Poesia e Companhia Cultural Ciranduís, através do Programa Nacional dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal. Apoio: Setorial do Circo.l

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

Relatório dos EUA acusa Pix de concorrência desleal e propõe tarifa de 25%

Apelo turístico da Pequena África precisa de maior reconhecimento

EUA propõem tarifa de 25% sobre produtos brasileiros

Jovem mordida por tubarão em Boa Viagem saiu do mar sem a perna, diz primo

Brasil desembarca nos EUA para a Copa e Ancelotti garante: “O time está pronto”

Olá, como podemos te ajudar?