O Governo do Estado e o Ministério da Educação firmaram parceria para ampliar o Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes, em Caicó, com a meta de chegar a 150 leitos.
A iniciativa foi definida durante reunião realizada nesta terça-feira (6), em Brasília, entre a governadora Fátima Bezerra e o ministro da Educação, Camilo Santana. A proposta prevê busca por financiamento federal para viabilizar a expansão da unidade, que passará a seguir o modelo de hospitais universitários. O objetivo é transformar o Telecila em um campo completo de formação para os alunos da Escola Multicampi de Ciências Médicas da UFRN, também sediada em Caicó.
“Gratidão ao ministro Camilo Santana pela atenção e por estar sempre sensível aos pleitos do nosso estado. Sua sensibilidade fortalece o Seridó e todo o RN com mais saúde, ensino e cidadania”, disse a governadora Fátima Bezerra.
O projeto envolve ainda a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), responsável pelos hospitais universitários no país. Uma equipe técnica da empresa já visitou o hospital para avaliar as condições da parceria.
“A Ebserh reconheceu que o Telecila é o hospital que serve como campo de estágio para os profissionais da saúde formados pela Escola Multicampi e não se opuseram à ampliação do hospital, com a garantia de financiamento”, explicou o secretário de Estado da Saúde Pública, Alexandre Motta.
Atualmente, o Hospital Telecila dispõe de 71 leitos ativos, distribuídos entre UTIs, clínicas médica, cirúrgica e de estabilização. O Governo do Estado está investindo mais de R$ 2 milhões na ampliação da unidade, que inclui a nova sala de raio-x, a expansão do centro cirúrgico e a criação de 24 leitos exclusivos para ortopedia.