As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

Projeto de Lei do Licenciamento Ambiental é aprovado no Senado e segue para Plenário

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado aprovou nesta terça-feira 20, em votação simbólica, o projeto da Lei Geral do Licenciamento Ambiental, que estabelece normas para os órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e uniformiza os procedimentos para a emissão de licença ambiental em todo o país. A proposta será votada em Plenário.

O Projeto de Lei 2.159/2021, de origem na Câmara dos Deputados, tramitou conjuntamente na CRA e na Comissão de Meio Ambiente (CMA). Os relatores, Tereza Cristina (PP-MS) e Confúcio Moura (MDB-RO), apresentaram um relatório comum. O texto foi aprovado também na CMA na manhã do mesmo dia.

“Até então, era impossível levar dois relatórios divergentes para o Plenário. O tema é, por natureza, bem polêmico, mas (…) fomos cedendo até formarmos esse relatório padrão”, afirmou Confúcio, que classificou o documento como um relatório “possível” para viabilizar a tramitação de um projeto que há 22 anos está em análise no Congresso — 17 anos na Câmara dos Deputados.

Tereza Cristina definiu o relatório como uma “construção para o bem do país”. Ela acrescentou: “Isso mostra que valeu a pena. Não há projeto perfeito; há projeto possível.” A senadora também mencionou o apoio de 89 entidades representativas do setor produtivo à proposta.

Desde a leitura do relatório, o projeto recebeu 13 emendas, das quais cinco foram acolhidas pelos relatores. Duas delas, apresentadas por Jayme Campos (União-MT), alteram a Lei da Mata Atlântica e a Lei Complementar 140, de 2011, com o objetivo de evitar conflitos sobre qual ente federativo é responsável pelo licenciamento ou pela autorização de desmatamento em terras situadas em divisas entre estados e municípios.

Outras duas emendas, dos senadores Luis Carlos Heinze (PP-RS) e Mecias de Jesus (Republicanos-RR), tratam da simplificação do licenciamento de projetos ligados à segurança energética nacional.

Jayme Campos declarou: “Hoje há um conflito de resoluções, portarias, decretos. Você não sabe ao certo a quem responder.” Ele também rebateu questionamentos sobre a constitucionalidade do projeto: “Essa suspeita desmerece o trabalho do Legislativo e alimenta a ‘usurpação de poder’ pelo Supremo Tribunal Federal.”

Alan Rick (União-AC) afirmou que “o Brasil tem pelo menos 5 mil obras paradas por entraves de licenciamento ambiental”, e elogiou a definição de uma legislação que permita resolver “problemas históricos”.

Jaime Bagattoli (PL-RO) disse que o texto aprovado oferece segurança jurídica a empreendimentos e pode contribuir para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Ele também criticou a possibilidade de judicialização do projeto. Luis Carlos Heinze completou: “Plantadores de arroz no Rio Grande do Sul praticam o cultivo nos mesmos lugares há mais de cem anos e precisam obter licenças ambientais anualmente.”

Ao final da reunião, a CRA aprovou dois requerimentos do senador Zequinha Marinho. Um deles convida o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, para prestar esclarecimentos sobre a gripe aviária, após a confirmação de um foco da doença em uma granja no Rio Grande do Sul, o que levou à suspensão das importações de carne de frango do Brasil por vários países. A data do debate ainda não foi confirmada. O outro requerimento cria uma subcomissão temporária, com duração de 180 dias, para acompanhar ações de embargos de terras realizadas pelo Ibama.

A CRA também aprovou requerimento de urgência para a votação do projeto em Plenário.

 

Fonte: Agora RN

 

Fique por dentro das principais notícias do dia na sua região e no mundo. Entre na comunidade oficial da Rádio 95 FM e mantenha-se sempre informado. -> (CLIQUE AQUI)

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

Brasil enfrenta Panamá no Maracanã em último jogo no país antes da Copa do Mundo

Prefeitura de Caicó anuncia ajustes na estrutura administrativa

Geraldo Alckmin anuncia saída do Ministério da Indústria no dia 4 para ficar apto à disputa eleitoral

Latino e equipe sofrem acidente de ônibus em rodovia no interior de São Paulo

Ponte entre Alto do Rodrigues e Carnaubais é interditada pelo DER; veja rotas alternativas

Olá, como podemos te ajudar?