O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira 6, em Washington, que os venezuelanos são “o povo mais feio do mundo”. A declaração foi feita durante um encontro com parlamentares republicanos da Câmara dos Representantes, no Kennedy Center, em meio às articulações para o ano eleitoral. No discurso, Trump comentou manifestações e a presença de imigrantes venezuelanos nos Estados Unidos.
“Venezuela, todos lá marchando pelas ruas, eu amo isso, menos em Nova York. Quer dizer, onde eles encontram essas pessoas? Essas pessoas… Eu não gosto. Essas pessoas são um desastre. Eu sei que não é legal dizer isso, essas pessoas são um desastre. Onde eles encontram essas pessoas? São as pessoas mais feias que eu já vi. Eles parecem… Eles têm chapéus que estão todos desfiados e todos eles se parecem. Todos eles são pagos. Eles nem sabem o que estão falando”, disse Trump.
A declaração ocorre poucos dias após o presidente dos Estados Unidos ordenar o sequestro do presidente venezuelano Nicolás Maduro por meio de uma intervenção militar no país sul-americano. A ação foi realizada no sábado(3, quando Maduro foi capturado e levado à força para Nova York, onde deverá responder na Justiça norte-americana a acusações relacionadas ao narcoterrorismo.
Paralelamente à operação militar, Trump anunciou a apropriação do petróleo venezuelano. Segundo o presidente dos Estados Unidos, a Venezuela entregará aos EUA até 50 milhões de barris da commodity.
As declarações feitas no encontro republicano ocorrem em um contexto de aumento da tensão política e diplomática em torno da Venezuela e se somam ao discurso adotado por Trump no cenário interno e na política externa dos Estados Unidos.
Fonte: AgoraRN
Fique por dentro das principais notícias do dia na sua região e no mundo. Entre na comunidade oficial da Rádio 95 FM e mantenha-se sempre informado. -> (CLIQUE AQUI)