As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

72% dos brasileiros reprovam tarifa de Trump contra o Brasil, revela pesquisa

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira 16 aponta que 72% dos brasileiros consideram equivocada a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. O levantamento, realizado pela Genial Investimentos e publicado pelo G1, mostra ainda que 79% dos entrevistados acreditam que o tarifaço vai prejudicar suas vidas ou de familiares.

De acordo com a pesquisa, 19% disseram que Trump está certo em aplicar as tarifas e 9% não souberam ou não responderam. A sondagem ouviu 2.004 pessoas em 120 municípios entre os dias 10 e 14 de julho, com margem de erro de dois pontos percentuais.

Outros dados do levantamento indicam que:

  • 55% acham que Lula provocou Trump ao criticá-lo no BRICS;
  • 53% dizem que Lula está certo em reagir com reciprocidade;
  • 63% consideram incorreta a alegação de Trump de que a relação comercial entre os países é injusta;
  • 84% defendem que governo e oposição deveriam se unir para defender o Brasil no episódio.

Além disso, 57% disseram que Trump não tem direito de criticar o processo no qual Jair Bolsonaro é réu no STF, enquanto 36% acham que ele tem esse direito.

Polarização? Não. Interesses locais; leia opinião de Daniel Menezes - Fotos: Ricardo Stuckert (Flickr @LulaOficial) e José Dias (Flickr @palaciodoplanalto)
Presidente Lula e ex-presidente Jair Bolsonaro – Fotos: Ricardo Stuckert (Flickr @LulaOficial) e José Dias (Flickr @palaciodoplanalto)

A pesquisa também questionou os motivos do tarifaço. Para 26% dos entrevistados, as críticas de Lula a Bolsonaro no BRICS provocaram Trump; 22% atribuem às ações do STF contra Bolsonaro; e 17% à influência de Eduardo Bolsonaro nos EUA.

Sobre qual lado age corretamente no embate, 44% apontam Lula e o PT, 29% citam Bolsonaro e aliados, e 15% afirmam que nenhum dos lados está certo.

Por fim, 59% dos entrevistados acreditam que Trump manterá as tarifas, enquanto 31% acham que ele pode recuar. Já 53% disseram que o episódio não influenciará seu voto em 2026.

 

Fonte: Agora RN

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

Seis cidades do RN têm passagens gratuitas esgotadas para o 2º turno

Motorista embriagado e sem habilitação é preso com teor alcoólico recorde em São José de Mipibu

RN tem nove projetos de baterias para reduzir cortes de energia

FIERN recebe em novembro maior evento sobre produção industrial do RN

Polícia identifica mulher por trás de perfil falso usado para difamar vítima no RN

Olá, como podemos te ajudar?