As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

Barragem de Oiticica: Saiba a história e o legado da Igreja Católica no Seridó para a sua realização

A Barragem de Oiticica, situada em Jucurutu (RN), está prestes a ser inaugurada, marcando a realização de um projeto concebido há mais de 70 anos. Poucos conhecem a origem dessa iniciativa, que surgiu em meio à severa seca de 1951, quando o bispo de Caicó, Dom José de Medeiros Delgado, reuniu lideranças do Seridó para buscar uma solução duradoura para a crise hídrica.

Dessa reunião, surgiu a proposta de construção de um reservatório sobre o Rio Piranhas-Açu, perto de Barra de Santana, visando garantir água para abastecimento, irrigação e pesca. Dom Delgado levou a ideia ao governo federal, conseguindo apoio do então ministro da Viação e Obras Públicas, José Américo de Almeida, e do vice-presidente Café Filho. O projeto foi autorizado, e as obras iniciadas, mas a barragem ficou inacabada por décadas.

Durante a construção, a Igreja teve papel fundamental, prestando assistência aos operários e evitando a exploração dos trabalhadores. Em homenagem ao bispo que idealizou o projeto, há quem defenda a renomeação do conjunto da obra para “Complexo Hídrico Dom Delgado”, preservando a memória de sua contribuição para o desenvolvimento do Seridó.

A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou que a Barragem de Oiticica será inaugurada no dia 19 de março, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Essa obra é um marco para a segurança hídrica do Rio Grande do Norte. Após anos de luta, finalmente estamos entregando a barragem, que tem capacidade para armazenar 600 milhões de metros cúbicos de água e beneficiará diretamente 17 municípios e 500 mil pessoas”, afirmou.

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

WhatsApp terá anúncios e canais com conteúdo pago

Servidores da saúde confirmam greve em Natal a partir desta terça-feira 17

Unidade socioeducativa feminina recebe oficinas de artes da UFRN

Ebserh divulga resultado final de concurso com 545 vagas em hospitais universitários

MEC paga até R$ 864 por dia a certificador do Enem e da PND

Olá, como podemos te ajudar?