As melhores rádios: FM 102.7 FM 95.9 FM 90.9 AM 1470

Sistema Rural de Comunicação

Rádios
do Grupo

Conclave: cardeais pedem para levar adiante as reformas de Francisco

Os cardeais que participarão do conclave, reunião de religiosos que escolherão o próximo papa, se reuniram, nesta terça-feira (6/5), na 12ª Congregação Geral. Na ocasião, foram debatidas as características do futuro pontífice e os temas prioritários para a Igreja. A matéria é de Luana Viana, do Metrópoles.

Pouco mais de 24 horas antes da Extra Omnes, quando as portas da Capela Sistina são fechadas, os cardeais – 173 no total, 130 deles eleitores – se reuniram pela décima segunda vez na Sala do Sínodo e concluíram sua rodada de discursos. Foi definido o perfil que desejam para o próximo papa.

Perfil de papa Francisco é o procurado

Durante a 12ª Congregação Geral foram debatidas as reformas iniciadas pelo papa Francisco. Segundo a Santa Sé, precisam ser levadas adiante a luta contra os abusos, a transparência econômica, a reorganização da Cúria, a sinodalidade, o compromisso com a paz e o cuidado da criação (este último com menção às encíclicas Fratelli tutti e Laudato si).

“Surgiu o perfil de um papa que foi pastor, mestre de humanidade, capaz de encarnar o rosto de uma Igreja samaritana, próxima das necessidades e das feridas da humanidade. Em tempos marcados por guerra, violência e fortes polarizações, há uma forte necessidade de um guia espiritual que ofereça misericórdia, sinodalidade e esperança”, afirmou o Vaticano.

De acordo com Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, os cardeais indicaram em seus 26 discursos, cada um com duração aproximada de 5 minutos, quais são as missões e as prioridades para a Igreja e para o mundo de hoje que eles acreditam que o futuro papa precisa ter. Veja algumas delas abaixo:

“Um Papa que pode ser Pontífice, isto é, construtor de pontes, e pastor, mestre de humanidade e rosto de uma Igreja samaritana”;

“Um Papa que em tempos de guerra, violência e profunda polarização é sinal de misericórdia, sinodalidade e esperança”.

“A responsabilidade da Igreja nessas áreas é sentida de forma profunda e compartilhada. Um tema central da reflexão foi o da comunhão, indicada como vocação essencial para o novo Pontífice”, diz a Santa Sé.

Anel de Francisco cancelado

Ainda na Congregação Geral, os cardeais anularam o anel de pescador prateado e dourado do papa Francisco, que trazia uma gravação de São Pedro segurando as chaves, e o selo de chumbo, entre as insígnias papais que o recém-eleito pontífice recebe durante a missa que marca o início de seu pontificado.

A anulação ocorreu esta manhã no Salão Sinodal na presença do camerlengo Farell e do Colégio Cardinalício.

Imagem: Vaticano

 

Fonte: 96 FM

Compartilhe nas rede sociais

Mais notícias

Brasil pode zerar emissões até 2040, diz Carlos Nobre

Lula sanciona lei que obriga cirurgia de lábio leporino no SUS

Relator antecipa fim da reeleição para 2030 e CCJ adia votação

Indústria cresce 1,2% em março, após 5 meses de queda ou estabilidade

Estudante morto na ditadura pode entrar para livro de heróis no Rio

Olá, como podemos te ajudar?